Guia de Noivos - Catedral

16 downloads 286 Views 10MB Size Report
honra e alegria receber os noivos neste belíssimo monumento de Fé e de Arte. Este livreto descreve a ..... Agenda dos Noivos ............................................. .
................................................

Índice

............................................... ................................................

Palavra do Cônego...................................... 3

Tradições............................................... 36

A História da Catedral............................ 4

Curiosidades......................................... 38

Atividades da Catedral............................ 9

Foto e Vídeo......................................... 39

Casamentos.......................................................11

Serviço de Vallet............................. 50

Para Organizar seu Casamento........23

Check List para o Grande Dia....51

Agenda dos Noivos......................................24

Sugestões para a Recepção....... 55

Corais e Orquestras................................ 29

Padroeira da Catedral..................63

Decoração....................................................... 32

................................................

...............................................

Caros noivos, A decisão de buscar o Sacramento do Matrimônio é muito importante na vida do casal. Deve estar ligada ao desejo de se constituir uma vida a dois, baseada no amor que Jesus nos ensina. Nunca devemos esquecer que vocês decidiram casar-se na Igreja para manter viva a fé dentro dessa nova família que se inicia, através do Sacramento, e futuramente, levá-la aos vossos filhos. Não é uma reunião social, ou momento de ostentação. É penetrar no mais profundo da fé e mergulhar em Jesus Cristo. Apesar de todos os preparativos para esse dia tão especial, rogamos que os noivos façam uma boa preparação espiritual, buscando os demais sacramentos que a Igreja oferece, como a confissão, para que se for da vontade do casal, possam comungar na cerimônia do casamento. Também fazer o Encontro de Preparação para o Matrimônio, que não é um momento para aprender como se colocar no dia do casamento, mas sim como será a vida do casal daquele dia em diante. A Catedral da Sé é a Igreja Mãe de todas as Igrejas da cidade de São Paulo, é sempre uma grande honra e alegria receber os noivos neste belíssimo monumento de Fé e de Arte. Este livreto descreve a maioria das informações e orientações necessárias para a realização do seu casamento. Vejam que não é de qualquer casamento, mas do “seu”.

...............................................

Expediente da secretaria

Catedral Metropolitana de São Paulo

Fotos: Foto Studio Equipe

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Praça da Sé, s/nº

Criação e Diagramação: www.acaciacatalani.wordpress.com

Sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Impressão: _ _ _ _ _ _ _

Domingos das 8h às 13h e das 14h às 17h.

email: [email protected]

Realização: Múltipla Eventos

e-mail: [email protected]

www.catedraldase.org.br

Responsável: Cônego Walter Caldeira

2

Expediente

Palavra do Cônego

01001-000 - São Paulo - SP Telelefone: (11) 3107-6832

Desde já ficamos imensamente agradecidos por vocês terem escolhido a Catedral Metropolitana de São Paulo para este momento de tamanha importância em suas vidas. Sintam-se bem acolhidos e saibam que estamos à disposição de vocês para quaisquer questões que possam surgir referentes ao seu matrimônio. Que Deus os abençoe ricamente e que tenham muita saúde, ânimo, diálogo e fidelidade um para com o outro. Côn. Walter Caldeira – Cura da Catedral

3

..................................

A História da Catedral

..................................

A cidade de São Paulo precisava ter, em razão de sua grandeza e afeição às artes, uma catedral gótica que expressasse, de maneira digna, a homenagem e amor a Deus, uma construção magnífica que adorna a cidade, o sinal vivo da fé católica apostólica romana. Mas, antes de dizer como chegou ao acabamento este famoso monumento, não poderíamos esquecer, da antiga Catedral “a velha Sé”, iniciada em 1745, numa época em que São Paulo tinha poucas dezenas de milhares de habitantes. Essa antiga igreja foi demolida em 1911. O antigo largo da SÉ, em 1822, em aquarela de Jean Baptiste Debret

Arquitetonicamente, a antiga igreja da Sé apresentava a característica do tempo da colonização portuguesa, com a fachada semelhante à de uma casa de habitação, porém mais rica e dividida em dois pavimentos. A construção da antiga Igreja foi decidida pelos novos paulistanos, com o apoio do Rei de Portugal, D. João V, no tempo em que o Papa Bento XIV elevou a cidade de São Paulo a Bispado, dando-lhe o 1 respectivo Cabido . A Praça da Sé foi escolhida para a construção da nova Catedral, devido ao fator topográfico, pois a localização tornava possível a visualização da igreja de vários pontos da cidade.

1910 Dom Duarte - Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro Arcebispo de São Paulo

4

1. Cabido: conjunto dos clérigos de uma catedral, igreja ou colegiada.

A praça, logo após a demolição da antiga igreja em 1914

Ínicio da construção da nova Igreja foto de 1932

No dia 25 de janeiro de 1912, no 358º aniversário da fundação da cidade e dia em que se comemora pelo calendário litúrgico a Conversão do Apóstolo dos Gentios – São Paulo – o Arcebispo Metropolitano Dom Duarte de Leopoldo e Silva convocou na sede episcopal as pessoas mais importantes da cidade. A seguir, nomeou uma comissão executiva, com o encargo de prosseguir os trabalhos, manifestando ainda o que desejava fazer e alcançar, com estas inesquecíveis palavras: “... nós, católicos e paulistas, queremos uma Catedral, que seja uma escola de arte e um estímulo a pensamentos mais nobres e mais elevados; queremos uma Igreja opulenta, que, testemunhando a fartura dos nossos recursos materiais, seja também um hino de ação de graças a Deus Nosso Senhor...”. Naquela época, vivia e lecionava em São Paulo o arquiteto Maximilian Emil Hehl e só ele pôde ser indicado e aceito como arquiteto, pois não existiam outros. O projeto foi inspirado no estilo da Idade Média europeia, pois, na época, era a tendência arquitetônica em toda a Europa, de quem sofríamos influência direta. A Catedral foi idealizada, portanto, em estilo gótico. A impressão que suscita o interior do templo é sugestiva e eleva o Homem à oração. As duas grandes guerras mundiais diminuíram o ritmo dos trabalhos e sua construção prosseguiu lentamente durante mais alguns decênios; mas, isso não deve causar admiração, se, além da

5

grandiosidade de suas proporções (comprimento 111 metros, largura 46, altura 65 metros até ao cume da cúpula, com duas torres, na fachada, de 100 metros) tivermos em mente os acontecimentos calamitosos e desagradáveis não somente para o Brasil, mas para todo o mundo civilizado, havidos ao longo do século XX. Ela se divide em cinco naves das quais as três médias são interrompidas por um ambiente octogonal sobre o qual se eleva a cúpula. A seguir, acha-se o presbitério, num plano mais elevado com um 2 belíssimo baldaquino .

de pedras luzentes policromadas, outros são de bronze e ouro e sobressaem como joias, em contraste com o cinzento das estruturas arquitetônicas do granito brasileiro. A fachada da Catedral tem a largura da nave central, com grandioso desenvolvimento vertical, sendo por isso um espaço estreito e altíssimo, fechado no alto pelo tímpano5 agudo e limitado pelas torres laterais, bastante altas e que compõem o frontispício da Catedral, mais altas do que a cúpula em 35 metros. O projeto de Maximilian Hell contemplava uma cúpula octogonal como conclusão do transepto6.

As colunas, que são muitas, seguem mais fechadas em direção ao fundo, elevam-se para o alto e se 3 4 reúnem no complexo das nervuras da abóbada ; a luz que vem do exterior da Catedral ilumina os vitrais, aumentando a ilusão caleidoscópica, colorindo todos os ambientes interiores; a perspectiva de grandiosidade que se tem vai aumentando, à medida que se adentra pela nave central em direção ao presbitério; os monumentos de enfeite são ricos

1952

6

A maioria das obras de decoração interna da Catedral foram executadas na Itália, país que vivia e expressava uma antiquíssima tradição de arte sacra. Dentre eles destacamos os Vitrais e os Mosaicos de Sant'Ana e São Paulo. Alguns trabalhos foram feitos aqui, como por exemplo, o belíssimo mobiliário de madeira Jacarandá confeccionado no Liceu de Artes de São Paulo. Além disso, temos a Cripta, onde estão sepultados vários Bispos, Arcebispos e personagens importantes da história como Regente Feijó e Cacique Tibiriçá.

1960

2. Baldaquino: qualquer obra de arquitetura ou remate escultórico constituída por uma cúpula sustentada por colunas e que resguarda um altar, um retábulo (estrutura ornamental em pedra ou talha de madeira que se eleva na parte posterior de um altar. 3. Nervura: moldura em quinas de pedras, arestas de abóbada etc. 4. Abóbada: construção arqueada feita de concreto, pedras ou tijolos em forma de cunha, destinada a cobrir um espaço, apoiando-se sobre paredes, pilares ou colunas.

1975

A Catedral Metropolitana de São Paulo foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1954, quando a cidade de São Paulo completava 400 anos de fundação. Paralelamente a essa significativa comemoração, o Templo Máximo da Arquidiocese começou a ser o centro de atenção de todos os católicos da metrópole paulistana, que ainda hoje acorrem à Sé7; na praça para inúmeras manifestações políticas e sociais, e, principalmente, na Catedral para participarem das solenidades litúrgicas, além de visitar e conhecer os seus inúmeros trabalhos de inquestionável valor artístico. Hoje cristãos e irmãos de outras religiões não deixam de visitá-la, fazendo parte de um dos nossos pontos turísticos, por ser um marco da arte na maior capital da América Latina.

5. Tímpano: espaço análogo, limitado por um ou mais arcos ou linhas retas. 6. Transepto: parte transversal de uma igreja que se estende para fora da nave central, formando com esta uma cruz. 7. Sé: igreja principal de uma diocese, onde fica o trono do bispo; igreja episcopal ou arquiepiscopal.

7

Catedral da Sé

....................................

Atividades da Catedral

....................................

EXPEDIENTE DA SECRETARIA De Segunda à Sexta-feira das 8h às 18h. Aos Sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos Domingos das 8h às 13h e das 14h às 17h. ..........................................................................................

HORÁRIOS DE MISSAS Segundas-feiras às 9h, 12h e 18h Terças, Quartas e Quintas-feiras às 12h e 18h Sextas-feiras às 9h, 12h e 18h Sábados às 12h Domingos às 9h, 11h e 17h (exceto em dias de festividades da Arquidiocese) ...................................................................................................

VISITAS MONITORADAS De Terça à Sexta-feira das 10h às 11h30 e das 13h às 17h30 Aos Sábados das 10h às 11h30 e das 13h às 16h30 Aos Domingos das 10h às 12h30 e das 14h às 16h30

8

Não há visitas nas segundas-feiras e no último domingo de cada mês.

9

......................................................................

Casamentos

..................................................................

ORIENTAÇÕES PARA OS NOIVOS Reserva de data Os noivos devem primeiramente agendar o dia e horário do casamento na Catedral. Esse agendamento pode ser feito até dois anos antes. Para marcar a data é necessária a presença do casal com os documentos de identidade (RG e CPF). Se surgir a necessidade de cancelamento, o mesmo só poderá ser feito com 1 ano de antecedência da data marcada e na presença de um dos noivos. A Catedral tem capacidade para acomodar até 900 pessoas, mas é possível ficar aconchegante com cerca de 300 pessoas.

Horários As cerimônias de casamentos ocorrem as quintas e sextas-feiras às 19h e 20h. Aos sábados às 18h, 19h e 20h. Se houver interesse em marcar outro dia e horário, deve-se consultar a possibilidade na secretaria. Em feriados, dias santificados e aos domingos não há realização de casamentos.

Processo de habilitação matrimonial Os noivos devem iniciar o processo com aproximadamente 6 meses antes do casamento na Igreja próxima onde residem um dos noivos. Quando pronto, esse documento deve ser entregue na secretaria da Catedral até 1 mês antes do casamento, assim como os nomes dos profissionais contratados para realização de serviços na cerimônia.

Documentos necessários para iniciar o processo matrimonial 1. Certidão de batismo atualizada dos noivos. Para conseguir esse documento, devem procurar a Igreja onde foram batizados. Caso não saibam onde foi o batizado, precisam procurar o Arquivo Metropolitano da cidade. Em São Paulo, fica na Av. Nazaré, 993, funciona das 13h às 16h30. Informações pelos telefones: (11) 2272-3644 / (11) 2272-3726. Se ainda assim o registro do batismo não for encontrado, a Igreja fornece uma

10

11

“certidão negativa”, que será completada no processo com a presença de um dos pais, dos padrinhos de batismo, ou de duas pessoas que conheçam a vida dos noivos e testemunhem através do juramento o batismo e estado livre para o casamento. 2. Comprovante de residência dos noivos 3. Documentos de identidade (RG e CPF) 4. Transferência de Paróquia.

Casamentos de católicos e não católicos Os casamentos mistos que são entre católicos e não católicos cristãos, ou casamentos com disparidade de culto que são entre católicos e não batizados podem ocorrer, desde que haja uma autorização do bispo local. Normalmente o bispo faz a dispensa necessária para esses e outros impedimentos que ocorrerem. Esse processo deve iniciar na própria paróquia dos noivos.

Orientais No caso de o casal ter nascido no Brasil e batizados na Igreja Católica, mas são, ambos, de ascendência oriental, precisam procurar fazer o processo na Igreja responsável pelo rito de origem (Maronita, Melquita, etc.). Se um dos noivos pertencer ao Rito Latino, o processo poderá ser feito na Igreja Católica Romana.

Menores Para menores de 18 anos contraírem matrimônio, os pais ou responsáveis devem fazer o consentimento formal, apresentando-se na Igreja, na abertura do processo.

Casamento Civil Deve-se entregar, na Igreja, uma cópia simples da certidão de casamento civil, caso o mesmo for realizado antes do casamento religioso. Se o casamento civil for depois do religioso, o casal deve entregar na Igreja uma declaração do cartório informando o dia e local que o casamento será realizado. Na Catedral NÃO há casamentos com efeito civil.

Convidar Sacerdote Se os noivos quiserem podem convidar um padre de outra Igreja para celebrar o casamento, o mesmo deve respeitar as normas da Catedral. O casal deve confirmar antecipadamente o nome, telefone e a diocese que o padre pertence. No dia do casamento o sacerdote deve apresentar a carteirinha de identificação da Diocese ou carteirinha da CNBB.

12

13

Confissão e Comunhão

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DA CERIMÔNIA

Quanto a Decoração

Todo sacramento é um ato sagrado, e o matrimônio também. É uma decisão dos noivos de, pela graça de Deus, constituírem uma nova família cristã. Para receber esse sacramento é importante que o casal esteja em estado de graça, ou seja, livre de pecados. Por esse motivo é um ato de responsabilidade buscar a confissão durante a semana antes do casamento. É possível e indicado que o casal comungue durante a cerimônia do casamento.

Ÿ Velas diversas, desde que em suportes próprios;

Encontro de preparação para o matrimônio

Ÿ Tapete central, desde que devidamente aplicado e sem folhas/pétalas sobrepostas;

Primeiramente é preciso esclarecer que o curso de noivos não é um momento onde o casal aprende como se portar no dia do casamento, isso é uma ideia errada e muito comum entre os casais. Mas a maioria deles acaba se surpreendendo com o curso de noivos. O que vocês vivenciarão nesse tempo de curso é uma experiência única que a Igreja proporciona para ambientar o casal dentro da vida conjugal cristã. É o que Deus espera de vocês para nova família que se inicia depois de um momento tão importante como o “sim” proclamado um ao outro.

São permitidos: Ÿ Arranjos para a nave, desde que não apoiados ou presos nos bancos;

Ÿ 04 Arranjos no altar, desde que não atrapalhem a visão da cerimônia + 02 Arranjos na entrada; Ÿ Arranjos e cobertura (toldo) na escadaria; No caso da cobertura na escadaria a montagem deverá

ocorrer à noite e para isso haverá taxa extra no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Ÿ Iluminação de fachada e nas colunas internas somente sem fio e a montagem deverá iniciar às 13h; Ÿ Quando houver mais do que um casamento no mesmo dia, a decoração deverá ser obrigatoriamente

comum a todos os horários e o valor da mesma deverá ser rateado entre as noivas;

São muitos os preparativos para o casamento e no meio de tantos detalhes os noivos acabam esquecendo o verdadeiro motivo que os levou a tomar essa decisão de mudar completamente e iniciar uma vida nova ao lado de alguém. O amor que Deus plantou em seus corações está prestes a se tornar único, fiel e eterno.

Ÿ A montagem poderá ter início às 13h (exceto no 1º sábado de cada mês, que deverá iniciar às 14h) e a

Essa é a função da Igreja com o Encontro de Preparação para o Matrimônio, colocar o casal dentro da realidade de viver uma vida a dois, com todas as maravilhas e dificuldades que essa nova vida trará. Mostrar que na oração, na companhia da Sagrada Família e do Espírito Santo, essa nova família que se inicia será plena para sempre. Esse encontro é necessário para finalizar o processo matrimonial e deve ser procurado, com antecedência, na Igreja mais próxima da residência de um dos noivos.

Quanto a Cerimônia

retirada da decoração deverá ocorrer ao término da última cerimônia, deixando a Catedral totalmente limpa e arrumada, como encontrada. Ÿ Máximo de 07 casais de padrinhos/pais para cada lado do altar;

(Todos deverão estar presentes 25 minutos antes da cerimônia para instruções da assessoria exclusiva da Igreja e assinatura da ata. O local reservado para os mesmos limita-se à Sala Mons. Sylvio).

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

14

15

Ÿ Até três crianças para a entrada das alianças; Ÿ Será permitido apenas um momento de entrada das crianças; Ÿ Não será permitido o uso de pétalas/arroz e outros; Ÿ A cerimônia é tradicional e terá o apoio exclusivo da equipe de assessoria local, a partir de roteiro

previamente estabelecido com os noivos. Ÿ Os noivos não poderão receber os cumprimentos dos convidados na igreja; Ÿ NÃO SERÁ PERMITIDO ATRASO. Por isso, recomenda-se que no convite seja indicado horário com 30

minutos antecedentes ao início da cerimônia; Ÿ A cerimônia será iniciada no horário, mesmo que algum integrante do altar (exceto os noivos) ainda

não esteja presente; Ÿ A Catedral NÃO realiza cerimônias com Efeito Civil;

QUANTO AO CORAL/ ORQUESTRA Ÿ Serão permitidas músicas em apenas sete momentos da cerimônia: ¡

Entrada de pais e padrinhos / Entrada do Noivo / Entrada da Noiva / Entrada de Pajens e Damas/ Benção das Alianças / Cumprimentos / Saída;

Ÿ Todas as músicas deverão ter caráter adequado a uma celebração religiosa de nível e o repertório deverá

ser previamente apresentado à equipe de assessoria para aprovação do profissional responsável; Ÿ Os noivos poderão escolher entre dois espaços para apresentação do coral: no altar lateral (em frente a

imagem de São Paulo Apóstolo) ou no altar atrás da área de celebração, no caso desse último terá uma taxa extra no valor de R$ 1000,00 (hum mil reais). Ÿ A fim de se expressar o caráter sagrado da celebração, os teclados devem ser empregados somente com

efeito de órgão e os instrumentos de percussão serão utilizados somente com efeito sinfônico, sendo vedada a condução de ritmo (bateria). Ÿ Durante a comunhão dos noivos, deve ser executado um canto adequado, relacionado à Santíssima

Eucaristia (avisar com antecedência). Ÿ Os instrumentos e vozes, sejam estes corais ou solistas, devem ser empregados sem amplificação com

microfones, para se preservar a adequada harmonia e beleza das obras executadas. A música durante os Casamentos deverá ser acústica.

16

Ÿ Não é permitido som mecânico, somente música ao vivo.

17

QUANTO A DOCUMENTAÇÃO Ÿ Os noivos comprometem-se a entregar as documentações necessárias, informada no Guia de Noivos, nas

condições e prazos estipulados. A não entrega da documentação acarretará em possível cancelamento da cerimônia. Ÿ Os noivos deverão entrar com processo de habilitação para o casamento na Paróquia responsável pelo

endereço em que residirem, pedindo transferência para a Catedral Metropolitana de São Paulo. O documento de transferência, bem como Certificado do Curso de Noivos, Certidão de Batizado atualizada e cópias de documentos pessoais deverão ser entregues a esta Catedral com 30 dias de antecedência da data do casamento. Ÿ A Catedral NÃO realiza cerimônias com Efeito Civil. Sendo assim, para a realização da cerimônia, o casal

deverá apresentar Certidão de Casamento Civil com uma semana de antecedência à cerimônia.

Importante Ÿ A locação do espaço limita-se apenas à Igreja, não podendo ser utilizadas outras áreas da Catedral. Ÿ Fotógrafos e cinegrafistas devem ter discrição para os registros durante a cerimônia, sendo proibido fazer

fotos durante a liturgia. No mezanino só será permitida a presença de 02 fotógrafos e 02 câmeras. Ÿ É vetado uso de cabos de extensão de energia elétrica para funcionamento de câmeras. A iluminação de

cinegrafia deve ser abastecida por bateria. Gruas são permitidas. Ÿ Para evitar transtornos, o vallet é um serviço de contratação exclusiva. Só o carro da noiva vai à porta da

Igreja. Ÿ A Catedral oferece apenas 2 vigias. Se os noivos desejarem podem contratar outros mais. Ÿ Caso a noiva atrase, fica aqui registrado que a cerimônia poderá sofrer alterações e cortes para que seja

finalizada no tempo previsto, de forma que não interfira na organização interna da Catedral; Também em caso de atraso, não será permitida a sessão de fotos na porta da igreja. Ÿ Só poderão ser contratados os serviços de profissionais indicados pelo Guia de Noivos para que sejam

evitados problemas de má execução do serviço. Ÿ Os noivos assinarão junto ao contrato, um termo de conhecimento de todas as regras para a realização do

casamento na Catedral da Sé. Este cuidado protege a todos, em especial aos noivos que terão aquilo com que sonharam.

18

19

A CERIMÔNIA NA CATEDRAL DA SÉ Os casamentos na Catedral seguem a sequência do cerimonial tradicional, considerando o lado esquerdo da noiva e o lado direito do noivo, conforme ordem e significados a seguir: 1. Entrada dos casais de Padrinhos – Opcional Cortejo ou pela Sacristia (pai do noivo e mãe da noiva encabeçam o grupo) Os padrinhos são os primeiros a se posicionarem no altar para receberem o casal que vão apadrinhar, fazendo parte contínua de suas vidas. 2. Entrada do Noivo, normalmente acompanhado da mãe (O noivo fica próximo à mãe no altar até a chegada da noiva) 3. Entrada de florista (caso haja) Simbologia da criança florindo o caminho que a noiva vai trilhar em direção ao seu futuro marido. 4. Entrada da Noiva, normalmente acompanhada do pai (O noivo vai buscar a noiva na base do altar para que os primeiros passos do casal na vida a dois sejam dados nesse momento) 5. Entrada das alianças Com participação dos pajens, damas ou pessoas muito queridas e significativas que levarão o símbolo do casamento ao novo casal que se forma 6. Benção das Alianças 7. Cumprimentos Após consolidado o sacramento, noivo e noiva cumprimentam seus pais e padrinhos nesse momento tão especial, já como casal. 8. Saída de pais, padrinhos, crianças (se houver) e noivos nesta ordem.

20

21

Para Organizar seu Casamento 23

................................................

Agenda dos Noivos

.............................................

12 a 8 Meses Antes do Casamento Faça uma pré-lista de convidados; Ÿ Defina o local da cerimônia religiosa e da festa (igreja, salão, sítio, casa); Ÿ Se estiver com pouco tempo, contrate um profissional de assessoria; Ÿ Inicie o enxoval da noiva e o do noivo; Ÿ Decida e convide os padrinhos do religioso e do civil. E os pajens, damas e bridesmaids (se for usar); Ÿ Defina o cardápio da festa e comece a pesquisar buffets; Ÿ Pesquise os serviços de foto e filmagem;

6 Meses Antes do Casamento Ÿ Procure agências de viagens, pesquise preços e decida o destino da viagem de lua-de-mel; Ÿ Comece a pesquisar decoração para a cerimônia e decoração para festa; Ÿ Iniciar a pesquisa de preços de convites; Ÿ Se for enviar Save the Date feitos em gráfica ou artesanal, comece a pesquisar também. Ÿ Defina o repertório musical da cerimônia e festa, e entre em contato com bandas, corais e Djs; Ÿ Pesquise e contrate a equipe de profissionais que vai cuidar do seu visual no dia do casamento:

penteado, maquiagem etc. (Dia da Noiva e Dia do Noivo); Ÿ Procure um médico para fazer os exames pré-nupciais; Ÿ Se ainda não definiram a decoração da casa nova, está na hora de começar; Ÿ Contrate a equipe de foto e filmagem;

24

25

4 Meses Antes do Casamento Ÿ Defina a decoração e aproveite para encomendar seu buquê e o da daminha (se houver); Ÿ Decida com as madrinhas que estarão no altar o modelo do vestido - se possível marque uma reunião; Ÿ Pesquise seu vestido de noiva (decida se vai comprar ou alugar) e a roupa do casamento civil (se for em

data e/ou horário diferentes); Ÿ Defina a lista de convidados, mande fazer os convites de casamento e, se for usar, os cartões de

agradecimento de presentes; Ÿ Comece a enviar o Save the Date; Ÿ Comprar os acessórios tais como: tiara ou coroa, brincos, colar, sapatos, luvas, meias (2 pares) e escolher

a grinalda da noiva; Ÿ Procure o cartório mais próximo, munido de toda documentação, para marcar a data do casamento

civil (três meses antes); Ÿ Pequise e reserve o veículo para ir ao casamento (carro, carruagem, helicóptero, etc.), se for alugar; Ÿ Se for usar seguranças e/ou manobristas, pesquise os preços e feche contrato com alguma empresa. Ÿ Se o casal não dança muito bem, é tempo de entrar em um curso de dança dos noivos. Os benefícios

são muitos;

2 Meses Antes do Casamento Ÿ Subscreva os convites de casamento, ou contrate um calígrafo; Ÿ Procure lojas que ofereçam lista de presentes e faça a sua; Ÿ Pesquisar e escolher as lembrancinhas do casamento; Ÿ Comece a distribuir os convites do casamento; Ÿ Decidir o regime de bens que será adotado pelo casal; Ÿ Providencie as alianças (caso ainda não tenham); Ÿ Montar o Plano de Contingência do Casamento; Ÿ Marque as datas dos chás (de Chá Bar ou de Chá de Cozinha) para cerca de vinte dias antes do

casamento. Faça as listas de presentes para os chás e convide as pessoas;

26

27

1 Mês Antes do Casamento Ÿ Reuna-se com o DJ ou a banda para escolher as músicas da festa; Ÿ Faça testes de cabelo e maquiagem; Ÿ Fazer a reserva da noite de núpcias;

Uma Semana Antes do Casamento Ÿ Escolha e convide quem vai estar com você ao se arrumar antes de ir para a igreja. Ÿ Faça uma limpeza de pele; Ÿ Cheque igreja, recepção, buffet, decoração e foto / filmagem;

Dois Dias Antes do Casamento Ÿ Faça depilação e os pés. Ÿ Mande o plano de mesas para o buffet, se preferir definir os lugares; Ÿ Faça a mala para lua-de-mel e, em outra valise, separe sua roupa para noite de núpcias e para a viagem;

No Grande Dia do Casamento Ÿ Procure um lugar tranquilo para passar o "Dia da Noiva"; Ÿ Se preferir ficar em casa, descanse bastante e coma só coisas leves. Faça a mão, a maquiagem, o cabelo

e se arrume com calma; Lembre-se: você fez tudo o que podia, agora só resta relaxar e... aproveitar o seu Grande Dia. Boa festa! Noiva, hoje é seu Grande Dia e você deve estar linda e tranquila.

28

Corais e Orquestras

Decoração 32

..........................................................................

Tradições

..........................................................................

Noiva do lado esquerdo do noivo Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo. É uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse "roubar" a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate. Segundo a superstição, quando a noiva fica no lado esquerdo, também significaria afastar o risco da infidelidade.

O noivo não pode ver a noiva vestida para a cerimônia antes do casamento É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos muçulmanos), ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala). Somente depois de o casamento ser celebrado pelos homens, a noiva se encontra com o futuro marido. A tradição também ensina que o homem não deve tocar em nenhum pertence da noiva para não quebrar o encanto do matrimônio. Pode-se tocar apenas em objetos de vidro e ouro.

Noivo carrega a noiva no colo Este costume é oriental. Acredita-se que os gênios ruins (que atacam apenas as mulheres) ficam a espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido protege a esposa carregando-a, para evitar que ela "pise" em algo ruim.

Gotas de mel - Lua-de-mel A Lua-de-mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivesse uma "vida doce". Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade.

36

37

.................................................................

Curiosidades

...............................................................

Por que a Noiva se veste de branco? Quem lançou essa moda foi a Rainha da Inglaterra, chamada Victória, em seu casamento com o primo Albert, no século XIX. O branco significa a castidade e a pureza. Com a divulgação das fotos da Rainha, que revolucionou a história quando pediu a mão do príncipe, porque na época não se poderia fazer um pedido desses a uma Rainha, a moda se propagou. Hoje em dia, o branco vem sendo amenizado e os estilistas têm ousado um pouco mais, ao utilizarem tecidos “off white”, bege, e champagne. Existem noivas que já deixaram a tradição para trás e usam cores clarinhas, como rosa chá, barras dos vestidos tingidas de outra cor, bordados em outros tons, etc. Mas, o branco será sempre o clássico.

E por que a noiva usa véu? Este ainda é um tema que tem o seu significado alterado ao longo dos tempos. Primeiro, se considerava que o véu era essencial para esconder a noiva de outros pretendentes ou possíveis admiradores. Tempos depois, uma visão mais romântica concluiu que o que estava escondido (como o rosto da noiva) se tornava mais valioso. Hoje em dia, a versão mais recente associa o véu à juventude e pureza, por isso, na maioria das vezes, só é utilizado por noivas que se casam pela primeira vez. A verdade é que o véu, curto ou longo, simples ou cravado de bordados franceses ou cristais swarovski, faz com que a noiva fique, de fato, com cara de noiva, com um ar leve, puro e delicado. Mesmo quem diz que nunca vai colocar véu, quando experimenta um, se acha ainda mais “noiva”.

Qual o significado das alianças? Os egípicios associavam o uso de um anel nupcial ou qualquer outro anel, à eternidade. Logo, o uso desse símbolo na cerimônia quer dizer que os dois personagens se unem para sempre. Os materiais têm variado muito ao longo das épocas. Já foi feito de ferro, junco, e era usado em qualquer mão ou dedos. Já para os exotéricos, possui poderes mágicos, sendo o protetor simbólico da união. As alianças variam bastante, atualmente, em termos de modelos e design. Cada joalheria cria uma linha mais bela e diferenciada que a outra. O ouro branco, os brilhantes cravejados e as alianças foscas e mais largas são as mais modernas do mercado. Mas, a campeã de vendas, certamente, são as abaloadas em ouro amarelo. Ou seja, as mais tradicionais.

38

Foto e Vídeo 39

.................................................................

Foto e Vídeo

...............................................................

Você está prestes a realizar um dos maiores sonhos de sua vida! Depois de pensar cuidadosamente em cada item que compõe a cerimônia e festa, chegou a hora de escolher a equipe que vai eternizar cada detalhe deste grande dia!

Serviço de Vallet Um serviço muito importante para quem vai casar hoje em São Paulo é o Vallet. Na chegada à igreja, tranquilizar-se com a comodidade de uma empresa adequada, com seguro, que vá estacionar os carros dos convidados e devolvê-los ao fim da cerimônia é primordial. Os noivos da Sé encontram na empresa RB Park a possibilidade de oferecer esse serviço aos seus convidados, alem de consultar a contratação de seguranças caso julgue necessário. O serviço não é obrigatório. Mas vale a pena conhecer.

Check List para o Grande Dia 51

52

1. DIVERSOS/GERAL

2. CERIMÔNIA RELIGIOSA

□ Definição da data do casamento □ Local para cerimônia religiosa (igreja ou templo, salão, sítio, casa etc.) □ Local para cerimônia civil (cartório) □ Local para recepção, festa do casamento (salão, sítio, residência) □ Assessoria de casamento (profissional que ajuda a noiva nos preparativos) □ Documentação para o casamento □ Lista de convidados (nome / sobrenome / endereço) □ Escolha de buffet □ Escolha de padrinhos, madrinhas, bridesmaids □ Convites personalizados para padrinhos □ Escolha de damas e pajens □ Convites do Casamento □ Subscrição do convites (calígrafo) □ Escolha do vestido de noiva (provas / alterações) □ Véu e Grinalda da noiva □ Sapatos (provas / alterações) □ Buquê (noiva e damas) □ Prova de maquilagem / cabelo da noiva □ Jóias / acessórios □ Roupas íntimas □ Roupa do noivo (provas / alterações) □ Enxoval da noiva e do noivo □ Exames pré-nupciais □ Chá bar e/ou Chá de cozinha □ Lista de presentes de casamento □ Decoração da casa □ Transporte da noiva para a cerimônia □ Transporte dos noivos para recepção □ Plano de Contingência do Casamento □ Documentações Religioso e Civil

□ Celebrante (padre, pastor, rabino, etc.) □ Cerimonial (profissional que ajuda a conduzir a cerimônia - entradas, músicos, brindes, valsa) □ Conhecimento das regras da igreja (música, arroz, decoração etc.) □ Ensaio na igreja (se possível e necessário) □ Músicos / Coral e Orquestra (vozes, instrumentos, pianista, etc.) □ Definição dos trajes dos padrinhos □ Definição dos trajes das daminhas e pajens □ Aluguel (candelabros, tapetes, etc.) □ Decoração □ Florista (cor / estilo) □ Foto e filmagem □ Alianças dos noivos □ Missal (se houver missa)

3. RECEPÇÃO / FESTA □ Número de convidados □ Aluguel do espaço para recepção (salão, sítio, etc.) □ Tipo de serviço do buffet (americano, à francesa, etc.) □ Menu (cardápio) □ Bolos e doces □ Bebidas (definição / quantidades) □ Tipo de mesas / cadeiras □ Decoração (flores, toalhas, etc.) □ Lembrancinhas do casamento □ Músicas e músicos □ Palco / Pista □ Manobristas □ Seguranças □ Limpeza (mesas, banheiros) □ Coordenador para checar se está tudo correto e conduzir a festa

53

4. DECORAÇÃO / FLORISTA

6. FOTO / FILMAGEM (ÁLBUM / VÍDEO)

Igreja □ Porta da igreja □ Altar □ Bancos □ Corredor □ Buquê □ Lapela

□ Casa da noiva □ Casamento Civil □ Pais e Padrinhos □ Ensaio Fotográfico □ Trash the Dress □ Casamento Religioso □ Recepção □ Fotos externas □ Álbum □ CD / DVD □ Cópias extras □ Ampliações □ Fotos p/ porta-retrato

Recepção □ Porta □ Salão □ Mesa principal □ Mesas dos convidados □ Mesa do bolo □ Lavabos

5. MÚSICA Igreja □ Entrada do noivo / padrinhos □ Daminhas e pajens □ Entrada da noiva □ Benção das alianças □ Assinaturas □ Cumprimentos □ Saída dos noivos Recepção □ Eletrônica / ao vivo □ Entrada / cumprimentos □ Durante a festa □ Valsa dos noivos □ Valsa dos pais □ Valsa dos padrinhos □ Outras

54

7. LUA-DE-MEL □ Destino □ Montar roteiro(s) □ Agência de turismo (reservas e aluguel de carro) □ Divisão de cotas de lua-de-mel □ Roteiro de passeios □ Malas □ Passaportes □ Câmbio de moeda estrangeira

Sugestões para Recepçào 55

........................................

Padroeira da Catedral

......................................

Nossa Senhora da Assunção O título de Nossa Senhora da Assunção está ligado ao dogma da fé professada pelos cristãos católicos e ortodoxos, segundo a qual a Virgem Maria foi levada em corpo e alma para a glória celeste pouco depois de sua morte. A Igreja Católica Romana afirma como verdade de fé que a Virgem Maria "ao concluir o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma para a glória celestial." Isto significa que Maria foi transportada para o céu com o seu corpo e alma unidas. Esta doutrina foi definida pelo Papa Pio XII, em 1 de novembro de 1950, por meio da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. A festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos, e como "Festa da Dormição de Nossa Senhora", pelos cristãos ortodoxos, e é comemorada no dia 15 de agosto. "Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para glória de Deus onipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória do céu". (Constituição Apostólica Munificentissimus Deus ) "A Assunção da Santíssima Virgem constitui uma participação singular na Ressurreição do seu Filho e uma antecipação da Ressurreição dos demais cristãos" (Catecismo da Igreja Católica, n. 966).

63